sábado, 19 de janeiro de 2008

JOGOS PARA EXPRESSÃO MUSICAL

Jogos envolvendo músicas

A CABEÇA DO DRAGÃO

As crianças estão todas numa fila. Quando a música começa a tocar, o chefe de fila começa a andar fazendo gestos que serão imitados pela fila toda. Quando a música para, a criança que está à frente passa para a cauda e a criança seguinte assume a chefia.


A NOTA ERRADA

Utilizando uma flauta de bisel ou outro instrumento de altura definida, o professor toca uma melodia conhecida de todos os alunos, dando propositadamente uma nota errada. Os alunos estarão atentos e, quando ouvirem a nota errada, levantam imediatamente o braço. O jogo é indicado para fomentar a atenção dos alunos. Além disso, contribui para a boa aprendizagem de uma canção.


APRESENTAÇÃO

O jogo é especialmente indicado para o início do ano lectivo, para apresentação dos alunos e do professor. Este explica o que é a pulsação e convida as crianças a senti-la no pulso, realçando que pode ser mais lenta ou mais rápida. Depois bate a pulsação em andamento lento, diz o seu nome e cada um diz o seu, sempre na pulsação. Poderá também fazer-se este jogo com os intervenientes a dizerem apenas a sílaba "forte" do seu nome, a sílaba tónica, sempre dentro da pulsação. Neste caso, a pulsação já pode ser mais rápida.


GRAVE, MÉDIO OU AGUDO

O professor faz uma linha no quadro com pequeninas barras verticais (de divisão), inclusiv
e no início, terminando com barra dupla. Numera os sons de 1 a 10 por cima das barras.

Os alunos farão o mesmo no seu caderno, deixando espaço de cerca de um centímetro entre cada barra.

O professor toca para eles um som claramente grave, um agudo e um médio no piano ou na flauta (ou outro instrumento). À medida que o professor toca o som 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, as crianças escrevem no lugar próprio uma semibreve abaixo da linha, na linha ou acima da linha.

O professor deve ter o exercício registado para no fim conferir se as crianças acertaram no registo grave, médio ou agudo dos sons.


MUSICOGRAMA DE INSTRUMENTOS

O professor desenha um quadrado g
rande no quadro. Divide-o ao meio, na horizontal e na vertical, perfazendo quatro quadrados. Pode ainda fazer novas divisões de modo a obter 16 pequenos quadrados.

Ao lado, desenha símbolos de instrumentos musicais disponíveis e que os alunos possam utilizar: clavas, pandeireta, tambor, reco-reco, caixa chinesa, maracas e triângulo, por exemplo.

As crianças desenham um símbolo em cada quadrado, podendo deixar quadrados em branco (que serão pausas). A partir das sequências de símbolos que os alunos e o professor escreverem pode-se fazer diversos jogos, tocando a pulsação cada instrumento desenhado, na horizantal e na vertical em todos os sentidos.

O jogo desenvolve a atenção, a prática da percussão e o conhecimento dos instrumentos musicais, enriquecendo as crianças nos campos da Música e da Expressão Plástica.


Se você gostou desses jogos e tiver interesse em mais jogos clique aqui .

3 comentários:

  1. Oi Greice,
    adorei os jogos.

    Boa semana pra vc.
    Beijinhos
    Luzimara

    ResponderExcluir
  2. oi greice!!!
    não consegui abrir os jogos e nem
    a tabuada será que você poderia me enviar pelo word.
    eu tb não consegui instalar o programa

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Amei tudo que está no site, mas o que mais gostei foi dos crachas e das mascaras, se possível me mande os moldes por email.Desde já te agradeço, que Deus continue te iluminando e te inspirando para poder ajudar outras pessoas.
    beijos carinhosos.
    Meu email: s_el_gomes@hotmail.com
    (selma)

    ResponderExcluir