terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como Construir Um Projeto de Trabalho II

Na postagem anterior apresentamos os primeiros passos para a construção de um projeto de trabalho, apresentamos agora a continuação:


Segundo Passo: O Roteiro

Feito o diagnóstico e encontrado o tema do projeto a ser desenvolvido com sua turma, que título dar a ele? E como estabelecer as justificativas e objetivos? Que metodologia seguir? O roteiro a seguir? O roteiro a seguir, proposto pela consultora Célia Godoy, ajuda o professor a montar seu projeto de trabalho, a partir de perguntas chaves.

1- Título

Para encontra-lo, parta da seguinte pergunta-chave: O que se pretende ? A resposta a esta pergunta constituí o título do projeto, que precisa ser positivo e fácil para as crianças. Não pode ser nem muito extenso, nem conter uma só palavra. No título precisa estar claro.

2- Justificativa

A pergunta chave e´: Por quê? Sabemos que o projeto nasce para resolver dificuldades e?ou problemas da turma e ao respondermos a esta questão resolvemos a justificativa, as razões e a relevância da realização do projeto. A resposta precisa destacar a importância do projeto para a comunidade, citando as dificuldades detectadas no diagnóstico situacional realizado anteriormente com as crianças e?ou pais.

3- Objetivos

Para defini-los a pergunta e´: Para quê? As respostas são os objetivos do projeto que irão direcionar todo o trabalho, por isso a necessidade de escrever com cuidado e clareza.

4- Metodologia

A pergunta e´: Como? Para responder Célia Godoy aconselha usar como0 referencia 10 fases de aprendizagem colaborativa, de Maria Aparecida Behrens, educadora brasileira.

1ª fase: Apresentação e discussão do projeto
2ª fase: Problematização do tema:
3ª fase: Contextualização
4ª fase: Aulas teóricas exploratórias
5ª fase: Pesquisa individual
6ª fase: Produção individual
7ª fase: Discussão coletiva e critica
8ª fase: Produção coletiva
9ª fase: Pratica social ou produção final
10ªfase: Avaliação coletiva do projeto


5- Recursos Humanos

A pergunta-chave que o professor pode se fazer e´: Com quem? A resposta levara´`as pessoas envolvidas na execução do projeto, numero e função dos participantes.

6- Materiais

Com o quê? Ao responder esta pergunta, o professor define quais recursos materiais serão utilizados.

7- Cronograma

Quando?Respondendo a essa pergunta o professor consegue montar seu cronograma,com cada etapa do projeto.

8- Avaliação

Deve acompanhar todo o processo de execução do projeto e deve estar vinculada `a resolução dos problemas (explicitados na justificativa) e ao alcance dos objetivos.


Dica importante!

A criança deve sempre ser informada sobre o que ira´estudar. Não se podem traçar objetivos para uma turma e não apresenta-los a ela. A professora precisa mostrar o resultado do diagnostico: "olha, turma, parece que muitos de vocês tem vontade de estudar este assunto, então o nosso projeto sera´sobre ele e vamos fazer tais e tais atividades."


Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.



"A intimidade do SENHOR é para os que o temem,
aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
(Salmos 25:14)

Um comentário:

  1. sou professora do 1ºano estou em formação e essas dicas de como montar projetos me ajudaram bastante muito obrigada

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