quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Projeto Família



Título:Minha Família

Plano de Aula – 1° Ano. Geografia

Autoria :Professora de Sala Aula: Profª. Greice.
               Professora de Informática: Profª. Simone.

Introdução:
O Professor, depois de discutir sobre as diferentes configurações das famílias, sobre os papéis de cada um e as relações que se estabelecem dentro da família, proponha a elaboração da árvore genealógica. Os alunos  vão desenhar e escrever os nomes dos membros da sua família. Como tarefa vão levar para casa e colocar os nomes e sobrenome.

Objetivos

Conhecer a formação da sua história desde seu nascimento até os dias de hoje.
Reconhecer a importância da família, como convívio e respeito.
Completar tabela e a árvore genealógica com dados sobre seus familiares.
Conteúdo Programático:
Trabalhando a Árvore genealógica.
Noção espacial – antes e depois.

Série: 1° Ano. Geografia
Duração: duas aulas em sala de aula, e duas aulas de laboratório de informática, total de quatro aulas.
Metodologia:
Sala de aula – Pesquisa e registro das informações sobre a família como tarefa de casa. Roda de conversa sobre a árvore genealógica. Construção de uma “tabela árvore” sobre quem veio antes ou depois. Elaboração da árvore genealógica. Cartolina, EVA, caneta colorida.
Laboratório de Infórmatica - Pesquisa em sites de procura sobre a origem e significado do sobrenome, descendência, costumes, etc. Exposição em data show de fotos sobre cada descendência. Confecção e desenho das suas famílias  e no (Gcompris e tuxpaint do linux). Vídeo sobre o poema de Pedro Bandeira “Nome da gente”, trabalhando o significado dos nomes e Vídeo “Gente tem sobrenome” de Toquinho. 
Desenvolvimento:
(Falta descrever o desenvolvimento da aula em sala de aula e no laboratório)
Avaliação:
Tivemos  uma avaliação positiva com nosso trabalho,  através da participação ativa dos alunos, conseguindo com isso uma compreensão das noções de antes e depois e a construção da árvore genealógica, então como um fechamento da nossa ideia proposta.
Registro das atividades:

Fotos, depoimentos, falas.

Resultados alcançados:

Resultados positivos, tanto da professora de sala de aula, quanto da professora de laboratório, compreendemos que nossos objetivos foram alcançados.

Bibliografia:

Poema “NOME DE GENTE”

Pedro Bandeira

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!

O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!

Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um


Imagens do desenvolvimento:

Pesquisa em casa (tarefa).




Mural de uma árvore genealógica




Árvore Genealógica feita com a carimbo das mãos





Obra A Árvore da Família Atlantica







Corrente da Família





Desenho da família na aula de informática:




Trabalho realizado com a professora Simone de informática.

"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam." 
(Salmos 18:30)

Um comentário:

  1. Olá! Hoje vai ter aventura, fantasia e muita diversão no Portal EBC. As escritoras de livros infantis Heloisa Prieto e Alessandra Roscoe vão ler histórias ao vivo. Ajude-nos a divulgar e incentivar a leitura para as crianças. Chame a garotada pra assistir e comentar! É só ligar o computador e conectar no www.ebc.com.br! O #LeiaNaRede é logo mais, às 16 horas. Saiba mais:

    http://bit.ly/RiLMUp

    ResponderExcluir