Título:Minha Família
Plano de Aula – 1° Ano. Geografia
Autoria :Professora de Sala Aula: Profª. Greice.
Professora de Informática: Profª. Simone.
Introdução:
O Professor, depois de discutir sobre as diferentes configurações das famílias, sobre os papéis de cada um e as relações que se estabelecem dentro da família, proponha a elaboração da árvore genealógica. Os alunos vão desenhar e escrever os nomes dos membros da sua família. Como tarefa vão levar para casa e colocar os nomes e sobrenome.
Objetivos
Conhecer a formação da sua história desde seu nascimento até os dias de hoje.
Reconhecer a importância da família, como convívio e respeito.
Completar tabela e a árvore genealógica com dados sobre seus familiares.
Conteúdo Programático:
Trabalhando a Árvore genealógica.
Noção espacial – antes e depois.
Série: 1° Ano. Geografia
Duração: duas aulas em sala de aula, e duas aulas de laboratório de informática, total de quatro aulas.
Metodologia:
Sala de aula – Pesquisa e registro das informações sobre a família como tarefa de casa. Roda de conversa sobre a árvore genealógica. Construção de uma “tabela árvore” sobre quem veio antes ou depois. Elaboração da árvore genealógica. Cartolina, EVA, caneta colorida.
Laboratório de Infórmatica - Pesquisa em sites de procura sobre a origem e significado do sobrenome, descendência, costumes, etc. Exposição em data show de fotos sobre cada descendência. Confecção e desenho das suas famílias e no (Gcompris e tuxpaint do linux). Vídeo sobre o poema de Pedro Bandeira “Nome da gente”, trabalhando o significado dos nomes e Vídeo “Gente tem sobrenome” de Toquinho.
Desenvolvimento:
(Falta descrever o desenvolvimento da aula em sala de aula e no laboratório)
Avaliação:
Tivemos uma avaliação positiva com nosso trabalho, através da participação ativa dos alunos, conseguindo com isso uma compreensão das noções de antes e depois e a construção da árvore genealógica, então como um fechamento da nossa ideia proposta.
Registro das atividades:
Fotos, depoimentos, falas.
Resultados alcançados:
Resultados positivos, tanto da professora de sala de aula, quanto da professora de laboratório, compreendemos que nossos objetivos foram alcançados.
Bibliografia:
Poema “NOME DE GENTE”
Pedro Bandeira
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!
O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!
Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um
Imagens do desenvolvimento:
Pesquisa em casa (tarefa).
Mural de uma árvore genealógica
Árvore Genealógica feita com a carimbo das mãos
Obra A Árvore da Família Atlantica
Corrente da Família
Desenho da família na aula de informática:
Trabalho realizado com a professora Simone de informática.
"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam."
(Salmos 18:30)
(Salmos 18:30)
Olá! Hoje vai ter aventura, fantasia e muita diversão no Portal EBC. As escritoras de livros infantis Heloisa Prieto e Alessandra Roscoe vão ler histórias ao vivo. Ajude-nos a divulgar e incentivar a leitura para as crianças. Chame a garotada pra assistir e comentar! É só ligar o computador e conectar no www.ebc.com.br! O #LeiaNaRede é logo mais, às 16 horas. Saiba mais:
ResponderExcluirhttp://bit.ly/RiLMUp