Tarefa do PNAIC-
Planejamento: Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão.
Objetivos:
- Utilizar formas de estímulo aos alunos que a possuem baixa visão, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano.
- Utilizar instrumentos que provoquem a exploração dos demais sentidos em prol da aproximação dos alunos com a leitura e a escrita.
-Análise sobre o início e o fim das palavras, contagem de letras, ordem das letras, semelhanças e diferenças sonoras.
-Trabalhar a diversidade através utilizando uma história infantil.
Desenvolvimento
- Contar a história Elmer o Elefante Xadrez
-Conversação sobre a história, explorando as características dos personagens.
-Criação de um texto coletivo.
-Imprimir o texto digitado utilizando uma fonte clara e simples (Arial) e de tamanho grande.
TRABALHANDO O TEXTO COLETIVO
1- PINTE O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
2- CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS “ELEFANTE”.
3- CIRCULE DE AZUL AS PALAVRAS “ELMER”.
4- DESENHE A HISTÓRIA
-Dividir a turma em grupos para ilustração do texto coletivo (cada grupo ganhará uma parte do texto para ilustrá-lo) criando assim um livro coletivo.
-Trabalhar a letra E através de atividades (anexo).
-Trabalhar o sentido do tato confeccionando um elefante Elmer de texturas: Desenhar um elefante no papel pardo e colocar papéis de várias texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos diferentes, lixa, algodão e etc.
-Fazer uma rodinha para as crianças (uma de cada vez), escolherem um dos itens colocados à disposição para colar no Elmer.
Texto Coletivo
Livrinho do Elmer confeccionado pelas crianças:
Trabalhando o sentido do tato:
"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,"
(Romanos 5:3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário