DIRETRIZES SOBRE A AVALIAÇÃO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 
(1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental)
INTRODUÇÃO
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um acordo formal assumido pelo município de Criciúma para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do Ciclo de Alfabetização. Este pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, referências curriculares e pedagógicas. 
Dentre as ações do Pacto, a avaliação que é fundamental para o bom andamento do processo, discute uma abordagem na perspectiva inclusiva, avaliando-se as conquistas e possibilidades dos estudantes durante o ano escolar.
Os objetivos das avaliações não se relacionam mais à simples medição de conhecimento para determinar se estão aptos a progredir nos estudos, mas à identificação dos conhecimentos que os estudantes já desenvolveram, com o objetivo de fazê-los avançar em suas aprendizagens, ou seja, em seus direitos de aprendizagens.
Durante a formação do PNAIC, será aprofundada a discussão sobre a avaliação dos estudantes desse Ciclo de Alfabetização.
AVALIAÇÕES: Deverá conter na avaliação os objetivos/direitos de aprendizagem e o conceito do resultado da avaliação que será expresso em: 
AO(Atingiu os Objetivos) 
AP(Atingiu Parcialmente os Objetivos)  
AN (Ainda Não Atingiu os Objetivos) 
Modelo de avaliação 1º Ano:
 
  
NOTA DESCRITIVA  |   AO  |   AP  |   AN  |   Nº FALTAS  |  |
Matemática  |   Identifica numerais associando-os   às quantidades que representam.  |   ||||
Estabelece relações de tamanho,   comprimento, altura, largura e espessura, entre dois ou mais elementos.  |   |||||
Utiliza noções simples de cálculo   mental como ferramenta para resolver problemas.  |   |||||
Ciências  |   Reconhece e utiliza hábitos de   higiene para a prevenção de doenças e preservação da saúde.  |   ||||
Reconhece a importância e descreve   diversas utilidades da água  |   |||||
Consciência da preservação do meio   ambiente.  |   |||||
Língua Portuguesa  |   Escreve seu primeiro nome   corretamente.  |   ||||
Identifica as letras do alfabeto e   diferencia as vogais das consoantes.  |   |||||
Comunica-se com clareza e expressa   seu pensamento de modo organizado.  |   |||||
Escreve no caderno utilizando   corretamente os espaçamentos entre as palavras, obedecendo à direção esquerda   /direita e de cima para baixo.  |   |||||
Lê e escreve palavras simples e   complexas.  |   |||||
Artes  |   |||||
Objetivos do Professor de Artes  |   |||||
Educação  Física  |   Coordenação motora ampla.  |   ||||
Orientação espacial, atenção,   concentração, percepção visual e auditiva.  |   |||||
Cooperação, lateralidade e   memorização.  |   |||||
História  |   Envolve-se nas comemorações de   datas tradicionais da escola.  |   ||||
Percebe a importância da família e   nomeia seus integrantes.  |   |||||
Geografia  |   Conhece o espaço físico da escola,   suas dependências e pessoas que nela trabalham.  |   ||||
Identifica algumas profissões   existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora   da instituição.  |   |||||
Ensino  Religioso  |   Participa dos momentos de oração.  |   ||||
Respeita os combinados da turma e   as regrinhas de boa conivência.  |   |||||
"Nos seus dias floresça a justiça, 
e haja abundância de paz enquanto durar a lua." 
(Salmos 72:7)

Amei ! Foi muito util aoque estava procurando para estudar.
ResponderExcluir