domingo, 8 de junho de 2014

Sequência didática – Os Números



Sequência didática – Os Números

Objetivo de ensino

Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.

Objetivo de aprendizagem:

Identificar números em diferentes e funções, por exemplo: indicando
quantidade, posição ou ordem;

reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples; 

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;

Reconhecer a seqüência numérica por meio de jogo.

Constar a importância dos números e descrever sua utilização em nosso cotidiano;


Conteúdos

Números, ordem crescente e decrescente, números ordinais (matemática)
Gênero textual: texto, escrita de números por extenso.


Estratégias:


  • Contar a história: A Fila dos Números, usando figuras de números animados.
  • Jogos lúdicos através das figuras dos números da história.
  • A partir do texto (A Fila dos Números), encontrar e circular os números escritos por extenso.
  • Ilustração do texto observando a sequência numérica e formas dos números.
  • Tabela dos números escritos por extenso e atividades de escrita.
  • Atividades orais e escritas de seqüência numérica dos números trabalhados.

  • Brincar de amarelinha em forma de caracol e atividade escrita.


A FILA DOS NUMEROS
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
            TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO. ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR ONÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O TRÊS, E EM QUARTO LUGAR ONÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRAS COM SUA ATENÇÃO TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE, DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE, OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO VIRADOS PARA TRÁS.

ATIVIDADES
1 - OS NÚMEROS DE ZERO A NOVE APARECEM ESCRITOS POR EXTENSO NO TEXTO, ENCONTRE-OS, CIRCULE E PINTE-OS:
2  -  FAÇA UMA LINDA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.
 



     Atividades da sequencia didática para imprimir







“‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”
 Lucas 10:27

13 comentários:

  1. Olá Joseane, minha turma é um 1ºano.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Adoro seus videos. Sou professora do 1 ano . vc pode postar o video de como trabalhar a régua e fita metrica. Bjs Danusa

    ResponderExcluir
  3. Quem é o autor do texto "A fila dos números"??

    ResponderExcluir
  4. Quem é o autor do texto " A fila dos números"??

    ResponderExcluir
  5. Oi...eu através do seu texto da sequência... Adaptei para trabalhar com os alunos do primeiro ano - números ordinais! Muito bom...parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!Excelente trabalho!! Teria como me enviar o molde dos números para contar a história?
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Trabalho
    com Maternal. Não sei se daria certo. Mas achei muito bacana. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. De quem é essa história??????????

    ResponderExcluir