quarta-feira, 23 de julho de 2014

A importância de atividades extras na educação infantil


A importância de atividades extras na educação infantil

As atividades extras são uma forma das crianças aprenderem brincando. Conheça a importância de algumas delas na educação infantil.

Estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças atividades extras. Aprender um novo idioma, fazer uma atividade física ou mesmo interagir com programas novos no computador saõ alguns exemplos. Os cursos extracurriculares são muitos importantes para o desenvolvimento dos pequenos e são oferecidos pela maioria das escolas fora do horário de aula.

Com a participação nessas novas formas de aprendizagem, as crianças aperfeiçoam mais a sua capacidade em armazenar novas informações. Na primeira infância a criança permanece ainda no estágio em que não sabe se colocar no lugar do outro, mas ao receber responsabilidades para ser desenvolvidas em grupos, ela consegue estabelecer essa relação.

Nessa fase a criança encontra um excelente período para diversificar as suas atividades e quanto mais se interessam em aprender, mais segurança pessoal terá.

Qual atividade é melhor para meu filho?

Antes de você matricular o seu filho em uma determinada atividade, veja qual é a área que ele mais demonstra interesse. Os esportes são opções para um desenvolvimento emocional, disciplinar e corporal, pois a criança passará a melhorar a autoestima e também conseguirá controlar o seu peso, pois será incentivada a isso.

É válido colocar o seu pequeno em um curso de língua estrangeira em sua cidade, pode inclusive servir de preparo para um intercâmbio no futuro. Neste último caso, o planejamento é mais exigente, pois além dos preparativos inerentes para viajar para fora do país como passaporte, seguro viagem internacional, inclui a escolha do tipo de curso, estadia, duração e cidade. É uma experiência que demanda mais maturidade do estudante e por isso é melhor esperar uma idade compatível, geralmente a partir dos 12 anos.

A criança que adora música pode ter aulas com instrumentos musicais, pois ajudam no ritmo e despertará o pequeno a ter mais atenção ao aprendizado escolar. Se o seu filho gosta de interagir com ritmos, colocá-lo em um curso de dança contribuirá para um equilíbrio da postura corporal.

Cuidados com os pequenos para as atividades extras

Muito cuidado porque o excesso é prejudicial. É claro que as mamães querem que seus filhos aprendam tudo o que puder, porém, somente o que puder, ou seja, quando as atividades extras ultrapassam os limites, geram desconforto nas crianças.

Outro cuidado que as mamães precisam ter é que, se o filhote não está conseguindo acompanhar as atividades, a mamãe deve ficar atenta porque nem sempre a criança colocará em palavras esse problema. Observe se o desempenho do seu filho mudou dentro e também fora da escola, mas vale se atentar a um todo e não somente às notas no boletim.

Lembre-se de que o excesso de compromissos e horários prejudica o desempenho das crianças.

Meu filho não que fazer mais nenhuma atividade extra. E agora?

Se o seu filho fazia atividades extras e de repente não quer mais fazer nenhuma, não se desespere! Isso é bastante comum e acontece, muitas vezes, porque não são reconhecidas ou por achar que não se saiu bem, podendo até acreditar que não se destacou como seus coleguinhas. Se isso ocorreu com seu filho, mostre a ele quais as transformações positivas que ele conseguiu e como poderão aumentar ainda mais se ele continuar a se esforçar.

Estabelecer uma parceria entre a escola e a família é muito importante para as atividades extras.

Dafna Obadia - escritora e assistente virtual paraense, dedica-se à Licenciatura em Letras na Universidade Anhanguera e Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia.

Um comentário:

  1. Bom dia! Parabéns pelo blog! Como posso entrar em contato com a autora?

    ResponderExcluir