Olá amigos, tudo bem com vocês?
Em um de nossos encontros do PNAIC, foi proposto encontrarmos algum jogo de intervenção para trabalhar uma dificuldade existente na sala de aula. Então resolvi confeccionar este jogo que encontrei no Facebook da professora Eber Luiza.
Confira a seguir como trabalhar com esse jogo:
Objetivos:
- Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de
letras.
- Dominar
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro,
de modo a ler palavras e formar palavras através das sílabas.
- Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando
e respeitando os turnos de fala.
JOGO: "BARQUINHO SILÁBICO" PARTE – I
PROCEDIMENTOS:
Começar o jogo passando o
barquinho de aluno em aluno, enquanto todos vão cantando a canção paródia da
música "Atirei o pau no gato..."
MEU
BARQUINHO
O MEU BARQUINHO, NHO
BEM LIGEIRINHO, NHO
VAI NAVEGANDO, DO
EM ALTO MAR, MAR, MAR
PEGO UMA SÍLABA, BA
QUANDO PARAR, RAR, RAR
E UMA PALAVRA
E UMA PALAVRA
EU
VOU FALAR!
Quem estiver com o barquinho
na mão ao terminar a música, deve tirar uma sílaba e dizer uma palavra que se
inicie com a mesma. Se o aluno não souber ler, a professora na parada da
música, lê em voz alta, solicitando que ele a complete. O professor pode pedir
para a criança escrever a palavra na lousa.
JOGO: "BARQUINHO SILÁBICO" PARTE – III
PROCEDIMENTOS:
Em círculo, a
professora apresenta o barco silábico e diz que os alunos serão o mar onde o
barco irá navegar. O barco passará de
mão em mão. Cada criança pega uma sílaba. Depois que todos tiverem pego uma
sílaba, devem as crianças ler suas sílabas. Ao final a professora propõe que as
crianças tentem formar palavrinhas juntando com a dos colegas e depois todos
fazem a leitura coletivamente.
JOGO:
"BARQUINHO SILÁBICO " PARTE II
PROCEDIMENTOS:
Aumentando um pouquinho o
grau de dificuldade. Além de juntar silabas com os colegas, as crianças também
recorreram ao banco de sílabas para construir outras palavras. Depois de
formada as palavras, pedir para elas ditarem as silabas que formavam as
palavras que construíram e a professora às escreverá no quadro. Realizar a
leitura coletiva das mesmas.
Ao
final fizer o registro escrito da lista destas palavras.
Obs.: O professor poderá incluir sílabas
complexas de acordo com o nível de alfabetização em que as crianças se
encontram.
Bom dia! Vcs tem este material disponível para imprimir ?
ResponderExcluir