domingo, 2 de dezembro de 2007

Contar histórias


Contar histórias:

Quando lemos uma história às crianças usamos o livro como instrumento fundamental do contacto com a escrita podendo criar uma situação de interacção quando lemos, questionamos e comentamos o livro. Strickland & Morrow (1993) propõem vários passos a dar quando lemos uma história às crianças:

ANTES DE LER:

Mostrar a capa do livro à criança para que ela tente adivinhar o seu conteúdo.

Conversar acerca do autor e ilustrador.

Falar sobre o tipo de texto que vão ouvir (poesia, história, lenda, fábula, etc.)

Haver uma intencionalidade para as crianças ouvirem a história.

Falar sobre a apresentação do texto que acompanha a imagem.

DURANTE A LEITURA

Encorajar as crianças para comentarem a história enquanto ouvem.

Ajudar as crianças a perceberem a linguagem escrita da história.

Fazer perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.

Sublinhar com o dedo as frases do texto enquanto se lê.

Nos momentos chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir.

Permitir que a criança dê a sua interpretação pessoal da história.

DEPOIS DA LEITURA

Rever os momentos principais da história .

Ajudar as crianças a estabelecer ligações entre a história e as suas vivências pessoais.

Arranjar situações para pôr a criança a pensar sobre o texto.

Recontar a história alterando elementos da história(personagens, locais, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário