domingo, 2 de dezembro de 2007

Prática do registro


Olá. Li um livro qua fala sobre o registro do professor, gostei muito, e como faço anotaçõs de todos os livros que leio, decidi postá-lo aqui para quem tiver interesse em ler.

Deixando Marcas... A prática do Registro no Cotidiano da Educação Infantil

No espaço educacional, o registro tem a marca do diálogo do educador: consigo próprio, com sua prática, com seus medos, seus jeitos, seus desejos.

O registro é um convite a ver o que de bom já sabemos fazer o que ainda não sabemos e precisamos aprender.

Na escrita vamos aplicando à compreensão da nossa prática. Vamos percebendo o grupo, o seu movimento, vamos levantando questões sobre o que é preciso melhorar no dia a dia, junto com as nossas crianças, dar mais atenção, rever estratégias. Resgatando assim, a aventura vivida e o crescimento que ela provocou em todo o grupo.

Como instrumento de trabalho, o registro vem associado ao planejamento e à avaliação. Ele não tem regras e nem forma única. Tem a feição e o jeito e cada educador.

Além do registro cotidiano, o relatório também poderá ser elaborado, que corresponde à análise de um período determinado com base, nos registros diários.

Ele busca uma visão do conjunto, sistematização da prática. É um documento para a socialização, pode servir de base para as reuniões de pais.

Roteiro-sugestão para orientar os registros diários: Serão feitos:

a) dados quantitativos - onde descreve o que foi planejado para o dia e o que foi efetivamente realizado;

b) dados qualitativos: anota o que pode observar no encaminhamento do planejamento e do dia, fazendo uma análise, experimentando, já, uma reflexão.

Aspectos que poderão ser registrados:

1. O que ocorreu no dia de mais significativo:

1.1. como foi a participação do grupo de criança;

1.2. a atividade (o que foi positivo e o que ficou faltando, o que poderia ser melhorado).

1.3. espaço físico (como os materiais foram organizados e utilizados).

2. Fatos relevantes que ocorreram no dia, fora do previsto:

2.1. todo o tipo de situação que não estava no plano.

3. Como você se sentiu no dia:

- facilidade/dificuldade, dúvida/ insegurança em algum momento, qual? Relação/interações com as crianças.

Este roteiro não pode ser entendido como um modelo, uma regra, pois a escrita é a marca de cada um.

( Luciana Esmeralda Ostteto, Eloisa Raquel de Oliveira e Virginia da Silva.)

2 comentários:

  1. legal... muito bom. estou trabalhando com este livro também e vc inspirou as palavras que eu queria pra colocar no meu relatório..

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  2. Você não sabe algum link para ler esse livro na net? procurei no scribd e em outros lugares e não achei. Preciso dele.

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