domingo, 2 de dezembro de 2007

Trilha das Boas Maneiras II

De Regrinhas



Olá estou postando só agora a explicação da trilha porque tive que formatar o meu PC e perdi muitos arquivos, procurei colocar todas ilustrações da trilha, mas como algumas foram perdidas subistituí por outras imagens.
Trilha de boas maneiras
Materiais:
Feita com duas cartolinas que colei uma à outra para poder ficar bem grande.
Piratinha colado no tubo de papel higiênico para poder pular as casinhas e representar o competidor.
Usar um dado, para saber o número de casas a serem avançadas.
A criança joga o dado se der um número (nesse caso um) a cça coloca o seu dado na casa que representa as crianças andando em fila, como essa é uma atitude correta não acarreta em punição, sendo assim seu piratinha ficara nessa casa.
Quando cair em uma casa onde tem o ponto de interrogação ? a criança deve escolher uma ficha onde a professora lê a pergunta. Se acertar a criança continua onde está e se errar volta uma casa.
Possíveis perguntas para as fichas:
- Se meu colega me empurrar tenho o direito de empurrá-lo também?
-O que devo fazer quando esbarro sem querer em um colega?
- Na hora da rodinha todos querem falar ao mesmo tempo. O que devo fazer antes de falar? (levantar o dedo para pedir permissão)
- Na hora do lanche Paulinho pegou o lanche do colega. Sua atitude foi correta?
-Quando quero um favor de alguém que palavrinha tem que usar?
-Quando quero passar no meio de duas pessoas que palavrinha deve dizer?
No caso da imagem da casa 3, a cça está falando um palavrão então volta uma casa.
Se o piratinha cair na casa desse desenho onde as crianças estão brincando sem brigas, como é uma atitude correta ela não sofre punição pode permanecer nessa casa.
Se cair na casa de número 7 onde tem a ilustração de cças brincado, como é uma atitude errada volta 1 casa.
Caindo na casa de número 10 , como a cça não esta ajudando o colega à organizar a sala deve voltar uma casa.
Na casa 12 a criança está com o dedo levantado para pedir permissão para falar, como é uma atitude correta não sofre punição e fica na mesma casa.

Um comentário:

  1. Oiii,

    Adorei seu blog, estou começando agora nas séries iniciais, e trabalho com valores e recreação com cças pequenas. É muito bom, trabalhar com cças nessa idade so que, as boas maneiras precisa muito, então muito humildemente te pesso, será que poderias me passar por e-mail essa trilha, e o modelo do peixinho, pois não entendi o passo a passo, preciso trabalhar muito sobre a água e meio ambiente.
    Desde já muito obrigada,
    Deus te ilumine sempre
    meu e-mail é: quilair@yahoo.com.br
    bjsss

    ResponderExcluir