segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A avaliação na Educação Infantil


A avaliação na Educação Infantil

Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.

Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho.

Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.

Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços de Educação Infantil:

Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.
Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

Observações e registros sistemáticos.

Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
É real que, no dia-a-dia, o professor/recreador não consiga registrar informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.

Utilização de diversos instrumentos de registro.

Para darmos espaço à variada expressão infantil, arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e portfólios podem ser utilizados como instrumentos de registro de desenvolvimento.
O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu desenvolvimento.
Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.

Construção de um olhar global sobre a criança

A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental buscar novos olhares:
- Recolhendo outras visões sobre ela.
- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/creche.
- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.
- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança comportar-se de determinada forma na escola/creche.
- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.

Fonte:www.multirio.rj.gov.br/portal/

♥☺☺☺♥☺☺☺♥☺☺☺♥☺☺☺♥

AQUI VAI UM EXEMPLO DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA


AVALIACÃO DO ----------------TRIMESTRE DE 2007.

PROFESSORA:-------------------------

ALUNO:-----------------------------------------------

Conteúdos Trabalhados:

Linguagem oral e escrita: Ampliação do vocabulário: reconto, narração e criação de novas histórias. Produção de textos coletivos. Reconhecimento e escrita do nome (próprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas. Atividades envolvendo alfabeto móvel.

Matemática: Aquisição de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemática e aplicá-los sempre que necessário. Ler e escrever numerais, associando-os ás quantidades que representam. Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.

História e Geografia: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor à família, escola, comunidade e pátria. Pesquisas brinquedos e brincadeiras de antigamente e feito uma comparação com os de hoje. Folclore brasileiro através de contos, pesquisas e vídeos.

Ciências: Identificação de dia e da noite e das estações do ano. Observação de fenômenos da natureza. As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. Alimentação. Plantas/.Animais.

Avaliação da professora:

Neste segundo trimestre, NOME DA CRIANÇA teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.

Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, NOME, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.

Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

29 comentários:

  1. Adorei ! Ficou lindo e mais rápido. Sucesso !Beijinos, Betty

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou adorando o Blog e todos os textos. Parabéns!
    Sou educadora, marionetista, escritora, contadora de histórias e estou desenvolvendo um projeto internacional Contando Histórias com Marionetes. BLOG LIVRO ANIMADO – LIVRO ENCANTADO. Convido a todos para fazer uma visita ao Blog da Marionete e Saúde - Brasil. Lá vcs encontrarão muitas idéias para criar e contar histórias com marionetes. http://marionetesaude.blogspot.com/
    Abraços
    Bete EGB

    ResponderExcluir
  3. Amei. Está ótimo muito mais rápido. Obrigada. Gostaria se voc~e pudesse mandar mais modelo de avaliação na Educação Infantil. Eu faço três avaliações por ano, e gosto e fazr todas bem feitas e diferentes. Obrigada claire@dgnet.com.br

    ResponderExcluir
  4. estou precisando de mais modelos de avaliação descritiva, a secretaria de educação exigiu, de ultima hora, um relatorio de cada aluno ate quarta feira que vem (19/12/07) , e pior relatando desde o inicio do ano, pode?

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga,seu blog esta de parabens,e tem me ajudado bastante na elaboraçao de atividades.Gostaria de ajuda.Como faço o dawload do planejamento de ed infantil,nao estou conseguindo fazer? espero siua resposta e mais uma vez parabens pelo blog.

    bjus Ana Cecilia

    ResponderExcluir
  6. O conteúdo é muito bom!!
    Mas deveria ter um exemplo de Avaliação(Prova)pois serviria de exemplo para os professores que estão iniciando agora.Não que eu estou começando agora,e nem para "copiar"o que vcs fizeram.
    PENSE MUITO!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é Geyse e sou de Minas Gerais. Navegando pela net à procura de sites sobre Educação Infantil, deparei-me com o seu. Formei agora em 2007 em Pedagogia. Trabalho em escola há 10 anos, mas na área administrativa. Há poucos dias, tive oportunidade de ser contratada em uma escola municipal de minha cidade para lecionar para Educação Infantil. Falta-me criatividade e habilidade. Por isso, recorro-me à sua experiência e peço ajuda para desenvolver um Projeto sobre o livro de Ziraldo:"Quatro estações e um trem doido". Por favor, se puder me dar uma idéia de como fazer uma apresentação com a minha turma de 25 alunos para que toda a escola possa assistir, ficarei muito grata e feliz. Muito obrigada de coração. Sucesso e receba meu afetuoso abraço.. Bjnho.. Geyse Porto.
    obs; meu email é geyse_mg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Cantinho lúdico procurando um modela de avaliação infantil, para que completasse o meu conhecimento encontrei vcs. E gostaria que caso tenha algum modelo de avaliação para a educação infantil e alfabetização se possível enviar para o meu e-mail: ve.lt@hotmail.com
    desde já agradeço com a colaboração.
    Carinhosamente
    Veridiana


    Salvador 17 de maio de 2008.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Sua página tem me ajudado muito. E gostaria que você pudesse me ajudar agora também... preciso fazer a avaliaçõ dos meus alunos. Como é mmeu primeiro ano como professora, não sei muito bem como fazer. Será que você poderia me enviar por email algum modelo de avaliaçã?
    Minha turma é Maternal.
    (deborarbs@hotmail.com)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. oi!!!
    Gostei muito, da sua ajuda, mas queria se possivel, mais sugestoes relacionadas as fases que se encontra a criança na alfabetização desde já muito obrigada.
    beijoss

    ResponderExcluir
  11. OI,GREICE!!!PARABÉNS PELO SEU BLOG...ESTAVA PROCURANDO ALGUNS MODELOS DE AVALIAÇÃO E ENCONTREI UM BEM LEGAL EM SEU BLOG.SERÁ QUE VC AINDA TEM MAIS MODELOS E PODERIA ME ENVIAR? PQ A DATA ERA DE DEZEMBRO DE 2007...OBRIGADA CASSIA_NICK@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. OIIII!!!!!! Adoreiiiii tudo
    Queria te pedir uma ajuda gostaria de alguns modelos de avaliações para educação infantil minha turma é do pré maternal é a minha primeira avaliação (sou estagiária e estou na luta pela vaga)
    Obrigada minha avaliação é dia 28/11 se puder me enviar agradeço muito. bjos

    ResponderExcluir
  13. olá
    adorei seu blog.Estou uniciando agora na area de educaçao infantil,você não sabe o quanto me ajudou essa visita.O brigada e que DEUS continue te abençoando sempre

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog...maravilhoso, amei tudo, tudinhu mesmo hehehe.
    A avaliação me salvou tava ficando quase doida pra achar uma q correspondesse com o q eu precisava.bjs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns !!!
    Adorei muito pratico esse tipo de avaliação.Beijos

    ResponderExcluir
  16. muito bom seu blog, parabens!!!
    já me auxiliou bastante em relação a relatórios, muito obrigada!!
    sou professora de ed. infantil.
    beijinhos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Não consigo acessar a net sem vir passear pelo seu blog!
    Parabéns pelo seu trabalho! Simplesmente formidável!
    Sou profe da Educ. Infantil e preciso avaliar meus alunos e estou meio perdida. Se puder me ajudar enviando modelos de como posso fazer a avaliação ficarei muito grata!
    Meu e-mail é: catilang@yahoo.com.br
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  18. Olá Greice!Estava com algumas dificuldades com as avaliações dos meus alunos,vc me ajudou ...obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Parabens ficou, muito bonito e mostrou tudo de uma forma muito facil de ser compreendida.Adorei bom trabalho.

    ResponderExcluir
  20. parabéns pela forma como foi exposta a avaliação na ed.infantil, pois assim muitos colegas poderão compreender a importancia do registro.

    ResponderExcluir
  21. OLÁ QUERIDA!!!!!
    Estou usando e abusando de suas orientações, valeu!!!!!!
    Super beijo e sucesso nessa jornada!!!!!

    ResponderExcluir
  22. olá estou adorando oblog.Trabalho com crianças de creche e amei tudo.

    ResponderExcluir
  23. Fantasticos os conteúdos aqui postados. O blog esta muito bom, os conteúdos e os links.

    Como li no blog www.pintinhoamarelinho.com.br é mais facil fazermos filhos melhores para o mundo pois isso vai refletir em um mundo melhor para os nossos netos.

    Educação é tudo; Parabéns.

    vejam o texto:
    http://www.pintinhoamarelinho.com.br/2009/11/12/mundo-melhor-para-os-nossos-filhos/

    muito bacana, só depende de nós, blogs como estes nos ajudam nesta tarefa.

    abs.

    ResponderExcluir
  24. OIIII!!!!!! Adoreiiiii tudo
    Gostaria, se possível, que você me enviasse alguns modelos de avaliações para educação infantil, sou iniciante, e tenho dificuldade em elaborar avaliações.
    Obrigada. Se puder me enviar agradeço muito. bjos.
    Meu email: iolanda2908@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Seu blog é tudo de bom! Parabéns! Visitem meu blog também http://psicoorientacao.blogspot.com e deixem suas contribuições. bjs.

    ResponderExcluir
  26. oi, adorei seu blog ele é um espetáculo. Parabens e visitem o meu deixando suas contribuições http://psicoorientacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi querida, seu blog é maravilhoso e tem me ajudado muitíssimo no meu trabalho.Se fosse possível, teria como vc me mandar tópicos dakilo que pode ser avaliado no jardim I para o 1º bimestre.fico no aguardo.bjusssss
    email:camilacastrompb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Ola querida.Bom dia!
    Sou professora a 6 anos e é sempre bom ler e conhecer mais coisas principalmente sobre a educação infantil.Amei seu blog e queria mais modelos de boletins avaliativos pois faço boletins trimestral.
    Um abraço cheio de DEUS.

    ResponderExcluir
  29. obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir